COMO CRIAR UM E-BOOK PARA CAPTAÇÃO DE LEADS?

Uma estratégia de marketing quando bem-feita tem objetivos e personas definidos com o intuito de ajudar uma marca ou empresa alcançar os seus próprios objetivos. Por isso uma estratégia visa criar conteúdo para aumentar a autoridade do negócio no mercado e na web.

Para realizar essa missão, é necessário ir além de um simples texto em um blog ou post em redes sociais, é preciso desenvolver materiais ricos, como um e-book, que realmente vão captar os leads e potenciais clientes.

ilustração de uma mão mexendo em um e-book

Mas… o que é e-book e como criar um?

 

MATERIAIS RICOS: O QUE É E-BOOK?

 Primeiro, precisamos entender que o material rico é um tipo de conteúdo mais inclinado à educação do público, já que possui maior profundidade que um blogpost, por exemplo. Este é um conteúdo que faz parte de uma estratégia de Inbound Marketing e seu impacto tende a ser maior, mas depende de como será usado.

De modo geral, materiais ricos, como o e-book, têm a proposta de entregar maior complexidade, indo a fundo em um determinado assunto. Neste tipo de conteúdo, costuma-se usar linguagem mais técnica, levando o leitor a um novo aprendizado. Por fim, espera-se com este material gerar a captação de leads e, futuramente, conversões.

 

O que é e-book?

Bastante conhecido entre leitores e escritores dos mais variados gêneros, o e-book significa eletronic book (livro eletrônico). No meio do marketing digital, porém, ele vai além do entretenimento, servindo como um aliado na captação de leads, com o objetivo de trazer uma informação completa e profunda sobre um assunto específico relacionado à uma empresa, marca ou produto.

Seu conteúdo deve ter acesso imediato, de fácil leitura e com conhecimento prático e aplicável no momento em que o seu leitor precisa. Por isso, neste caso, não tratamos de dramas, fantasia ou ficção. Aqui, a intenção é mostrar aos leads sobre o mercado que você faz parte, conheçam o que e como você faz o que pode fazer por eles.

É isso o que torna o e-book um dos principais métodos de captação de leads. Como possuem um assunto aprofundado, chama a atenção da audiência, que reconhece ali a resposta para suas dúvidas ou problemas. Deste modo, você pode explorar esse interesse para conseguir os dados da audiência.

 

MOTIVOS PARA USAR O E-BOOK NA SUA ESTRATÉGIA

Escrever um e-book, por mais simples que possa parecer, exige um certo grau de planejamento. É preciso atenção especial nos detalhes, como o assunto abordado, design das páginas, tipo de linguagem e até a forma de divulgação. A soma de tudo isso tem o poder de impactar diretamente no sucesso ou no fracasso da abordagem.

Isso pode trazer um pouco de insegurança, porém, o e-book muitas vezes pode ser o que falta para a sua estratégia, potencializando a relevância do seu blog e o nível de autoridade no mercado.

Confira a seguir alguns motivos que fazem do e-book uma parte importante da sua estratégia.

 

1. Fundamentais na educação do público

Primeiro de tudo, é preciso aliar essa estratégia a blog posts com técnicas de SEO e, assim, atrair a atenção do público. Aqui, é preciso oferecer um conteúdo educativo, porém, se o seu leitor já tem uma ideia do que precisa, um texto simplificado pode não ser o suficiente. E é aí que você oferece um e-book para tirar todas as dúvidas restantes do seu leitor e incluí-lo na jornada do cliente.

 

2. Captação de leads

Além das pessoas que já conhecem e acompanham sua empresa, é possível (e uma boa ideia) oferecer e-books para novos visitantes. Esses usuários podem chegar a uma landing page e se interessar pelo material.

Neste caso, uma estratégia de SEO é necessária e um ponto importante. Uma vez que os leitores chegam a landing page, você tem a possibilidade de conseguir seus dados de contato em troca do e-book.

 

3. Materiais reaproveitáveis

Por ser um material informativo com muito conteúdo, é possível desmembrá-lo em blog posts, infográficos, vídeos, imagens e demais formatos de conteúdo. Esta é uma estratégia que pode ser reaproveitada para atrair o seu público de diferentes formas, em diferentes canais, e gerar engajamento.

 

COMO FAZER UM E-BOOK?

Existem diferentes modelos de e-book, mas de forma geral todos seguem um passo a passo para ser um material bem-sucedido. São eles:

·        Crie e tenha conhecimento de sua buyer persona, que nada mais é do que o perfil que reflete características do consumidor final para o qual você vai direcionar as ações de marketing, incluindo o seu e-book;

·        Defina o tema do e-book. Ele deve ser não apenas relevante para o público, como também estar adequado ao estágio do funil que pretende impactar;

·        Estruture o conteúdo. Deve possuir pauta, título, subtítulos, resumo do que deve ser abordado e o tipo de linguagem empregada. Isso tudo antes de produzi-lo de fato;

·        Ilustre o ebook com conteúdos visuais, seja gráficos, imagens e ou ilustrações;

·        Design responsivo é fundamental para o e-book, bem como o layout deve refletir a imagem da empresa/marca para melhor identificação.

Como podemos ver, o e-book é uma ótima estratégia de Inbound Marketing, com resultados a médio e longo prazo, que podem ser desenvolvidos por uma agência especializada! Além de não se preocupar com todos esses estágios, uma empresa de marketing vai desenvolver tudo da melhor forma possível e com as melhores técnicas!



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