Os símbolos do Natal

Independentemente da religião, os pais podem aproveitar a data da celebração do nascimento de Cristo para ensinar aos filhos mais sobre a ocasião e também pontuar diferenças curiosas na comemoração do Natal.

A data que celebra o nascimento de Jesus Cristo é uma das mais importantes para o cristianismo. É festejada pela Igreja Católica Romana, pela Igreja Anglicana e pelos protestantes no dia 25 de dezembro. Mas você sabia que para os que seguem a Igreja Ortodoxa – os russos, principalmente – ele é comemorado em 7 de janeiro?

A aproximação da data pode ser uma boa oportunidade para as mães ensinarem aos filhos curiosidades como essa e mostrar que, apesar de o Natal ser importante para diversas religiões, cada uma delas tem particularidades interessantes.

E não apenas as religiões. Ao redor do mundo, os povos de diferentes países perpetuam costumes singulares para a comemoração. Quer um exemplo? Na Alemanha, um pão doce simboliza o Natal há mais de 500 anos. Na Espanha, é o presunto ibérico. Já nos Estados Unidos, as decorações típicas da época ganham as ruas, casas e estabelecimentos comerciais – tudo com muitas luzes e enfeites.

Na Grécia, você pode encontrar barcos iluminados no lugar das estrangeiras árvores de Natal. Os portugueses parecem-se mais conosco e, como nós, têm presépio, presentes, bacalhau e peru – a única diferença é que, no lugar do italiano panetone, eles preferem o bolo-rei.


Sobre os costumes, acredita-se que a tradição da árvore de Natal, que é romana, foi resgatada para depois ser disseminada na Alemanha no século 15. E o Papai Noel resulta de uma evolução do culto a São Nicolau, um costume dos holandeses, que levado à América por imigrantes foi rebatizado de Santa Claus nos EUA.

Contar para as crianças como surgem os costumes ajuda-as a lidar com a diversidade e a entender que temos costumes diferentes dos de outros povos. Nessa empreitada, a internet mostra-se, uma vez mais, uma boa aliada. Listamos alguns endereços eletrônicos interessantes:

Para colaborar - Wikipédia


A já tradicional biblioteca colaborativa on-line é um bom ponto de partida, pois lá você encontra a história do Natal e também os significados de símbolos e tradições, como a árvore de Natal, músicas natalinas, presépio, amigo secreto/oculto e decoração.

Para cantar


Procurando as letras das canções natalinas? Essa página reúne músicas tanto em português – como «Noite Feliz» e «Então é Natal» – quanto em inglês. A dica é selecionar aquelas que você e a criançada mais gostam e imprimir (ou ler na tela) no dia do Natal ou enquanto montam a árvore.


Você também pode se interessar:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.