Documentos necessários para tirar a carteira de motorista brasileira no Japão

Para dirigir no Japão um automóvel é necessário uma licença de condução emitida no Japão ou uma licença internacional de condução emitida em país aderiu como membro da convenção de Genebra.
Obtenção da Carteira de Habilitação no Japão

Dependendo do tipo de licença de condução que se deseja obter, é necessário realizar um exame teórico (geralmente em japonês, mas se você quiser é possível que se faça com o kanji em furigana e também é possível realizá-lo em inglês) e, além disso, é necessário realizar um exame prático (com indicações em japonês) e há casos em que também é necessário para a obtenção da licença de condução para realizar práticas (Kari Menkyosho). Antes de realizar o exame é necessário estudar as regras de tráfego japonesas. 

Adaptação da Licença de Condução Obtido no Estrangeiro para poder Dirigir no Japão

As pessoas que satisfaçam os seguintes requisitos podem requerer a adaptação de sua carteira de motorista obtido no estrangeiro, para que lhe sirva como carteira de habilitação no Japão. Esta solicitação pode ser exercida em: Centro de Testes da Licença de Condução de Aichi (Tel: 052-801-3211.
  • · Ter uma carteira de motorista válida obtida no estrangeiro.
  • · Ter vivido no país de emissão da licença, no mínimo durante 3 meses ou período superior.
  • · Ter aprovado na prova teórica e prática no Japão.

Depois de ter feito a solicitação e verificação de documentos, terá que passar as provas de capacidade, as provas teóricas e práticas (não naquele dia). Uma vez passadas com êxito destas provas será emitido a carteira de motorista (Há países para os quais as provas teóricas e práticas estão isentas). 



Documentos Necessários


A licença de condução obtida no estrangeiro e uma fotocópia (frente e verso): frente e verso).

Tradução da licença obtida no estrangeiro ao idioma japonês (a tradução deve ser realizada pela agência governamental do país que emitiu a licença, a embaixada, o consulado ou no Escritório Regional de Chubu da Federação Automobilística do Japão, Tel: 052-872-3685. Também em alguns de seus escritórios).

Um passaporte novo e se tem o velho também o velho, uma cópia da página que contém a fotografia, a página que contém a informação sobre a validade do passaporte e dos selos de visto, etc.

O cartão de identidade para estrangeiros (Gaikokujin Toroku Shomeisho) e uma cópia dos dois lados do cartão (No caso de ser uma pessoa de nacionalidade japonesa, uma cópia do certificado de residência (Jumin Hyo) em que aparece o domicílio legal (Honseki) e que se comprove que está domiciliado na província de Aichi).
  • · Tamanho. Altura 3 cm e largura 2,4 cm
  • · O valor dependerá do tipo de licença que se deseja obter.
  • · Documento de identificação e fotocópia.
  • · É necessário também o certificado do histórico de condução da licença de condução obtida no estrangeiro.

Nota 1 As pessoas que não entendem japonês e que não possam preencher as solicitações devem ser acompanhadas por um intérprete.

Nota 2 algumas vezes, dependendo do país, os documentos que devem anexar podem variar, por esta razão devem perguntar para obter mais detalhes diretamente no Centro de Testes da licença de Condução de Aichi ou no Centro da Licença de Condução de Higashi Mikawa.

Nota 3 Consulado da República do Brasil em Nagoya.



Você também pode se interessar:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.