Licenciamento Digital e CNH Digital – Como vai funcionar em Pernambuco


Foi anunciado a criação do licenciamento digital que agora também chega aos proprietários de veículos de Pernambuco. Conforme liminar emitida pelo Detran PE o CRLV na versão digital substitui por completo a versão física e para pedir o seu basta fazer a consulta ao Detran pedindo pela segunda via do documento (R$80,00).

A tecnologia adotada pelo Departamento De Trânsito de cada estado está sendo gradual. A determinação que a garante é que o recurso esteja disponível para todos até o final de 2019, o que deve de fato acontecer. Por isso, os impostos de 2020 já podem contar com o uso do CRLV digital para conseguir consultar o número do Renavam ou fazer uma consulta de multas no site do Detran – ou aplicativo, outro, disponível na Play Store e Apple Store.

Para que os contribuintes possam saber o site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) manterá uma lista com os estados que já aderiram ao programa que também conta com a CNH digital.

Ficará a par de cada estado se vai cobrar ou não pela emissão do documento.



CNH Digital

A CNH Digital, por sua vez, também é intermediada pela Play Store e Apple Store. Com o recurso que também funciona no modo offline dá para usar como se fosse documento oficial até em caso de fiscalização do veículo ou então para provar a originalidade do documento.

Para conseguir cadastrar é preciso ter a nova carteira de motorista que também já está disponível nos estados gradativamente. Por meio dela dá para conferir a autenticidade da informação via QR Code que está interconectado com o aplicativo.

Além disso o novo design da CNH física contém outros 28 artifícios de segurança que ajuda a tornar o documento ainda mais autêntico perante os olhos das autoridades.

De acordo com o Código de Trânsito, o motorista que for parado sem o documento -impresso ou digital- comete infração gravíssima e pode receber multa de R$ 293,47, 7 pontos na carteira, além de ter o veículo removido.

Quem está com a documentação em dia, mas ainda não recebeu o CRLV pode pegar uma autorização no site do Detran para rodar com o veículo por até 60 dias.







Você também pode se interessar:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.