Como instalar tela alambrado?

A tela alambrado é um material versátil, tanto que é possível utilizá-la em ambientes externos e internos como cerca de proteção, divisão de espaços ou para restrição de acesso de pessoas não autorizadas.

Seu processo de instalação é simplificado e rápido de ser executado. Neste post, indicamos como instalar tela alambrado corretamente para atingir um excelente resultado. Acompanhe e coloque as dicas em prática!


Passo a passo para instalar tela alambrado

A instalação da tela alambrado exige cumprir diferentes etapas. A seguir, apresentamos quais são elas em um passo a passo sobre como instalar tela de proteção:

1. Preparação da área de instalação

A primeira etapa é a de preparação da área que receberá a cerca de proteção. Deve-se aplainar o terreno, marcar uma linha onde deseja montar o cercamento e abrir uma vala de cerca de 40 centímetros de profundidade para assentamento de blocos de concreto e bases de fixação da tela. Além disso, é preciso abrir buracos de 70 centímetros para instalação de mourões.

2. Instalação dos mourões

Os mourões têm como finalidade a fixação da tela alambrado, além de ajudar a fixar a trajetória da cerca. Seja cuidadoso na instalação, mantendo a distância de cerca de 2,5 metros entre os mourões, além de evitar o desnivelamento e desalinhamento. Para isso, utilize um prumo para lhe auxiliar.

3. Utilização do arame tensor

O arame tensor tem como objetivo manter a tela alambrado estável e esticada, para efetivamente proteger a área. Estire-o com a ajuda de um esticador por todo o trajeto da cerca (onde o alambrado será instalado).

4. Instalação da tela

Este é o momento da instalação e manuseio da tela alambrado. Primeiro, recomenda-se esticar o rolo de tela no piso ao longo da área que será cercada. Amarre uma das bordas da tela no mourão e então inicie o processo de levantamento e instalação do restante do alambrado, ajustando-o na canaleta de fixação e proteção.

Finalize a instalação garantindo o estiramento total da cerca, o que pode ser feito com um vergalhão ou barra de ferro utilizada como guia para esticar a tela, puxando e amarrando suas extremidades.

Caso precise fazer emendas na tela alambrado, recomenda-se realizá-las usando o primeiro arame das bordas, sempre com cuidado para fazer a correta junção e evitar falhas na estrutura.

Assim que concluir todo esse processo, amarre a tela no arame tensor, que o dará estabilidade para cerca. Para executar essa parte, use grampos ou pedaços de arame.


Cuidados extras para instalação de telas

Agora que você já sabe como instalar gradil, é importante conhecer alguns cuidados extras que se deve ter ao executar esse tipo de atividade, tais como:

·         Organize previamente todas as ferramentas necessárias para instalação, como arames, alicates, entre outros. Dessa forma, agiliza-se a execução do trabalho;
·         Utilize equipamentos de proteção individual durante a instalação, para minimizar o risco de acidentes;
Certifique-seda tensão da cerca ao finalizar a instalação. Caso esteja frouxa, corrija esse problema com amarrações no arame tensor ou esticamento adequado da tela alambrado na estrutura base.


Você também pode se interessar:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.