É obrigatório passar na prova da OAB?


Ser aprovado no Exame da OAB é requisito para que bacharéis em Direito exerçam a profissão de Advogado no Brasil. Após a aprovação nas duas fases do Exame, o candidato pode realizar seu cadastro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
oab-exame-de-ordem

A OAB é a instituição que define as regras para o exercício da advocacia no Brasil. O Exame foi criado para que a profissão seja praticada por profissionais capacitados, mantendo a qualidade, seriedade e ética necessárias na prática da profissão.
Como o objetivo da prova é garantir que os melhores advogados possam exercer a advocacia, a cada edição o nível de exigência tem sido maior. Então, se você está pensando em se inscrever no Exame de Ordem, precisa estar bem preparado no dia da prova.


Tudo o que você precisa saber sobre o Exame de Ordem

O Exame da OAB é formado por uma prova longa e dividido em duas etapas.
Na primeira etapa, o candidato precisa passar por uma prova com 80 questões de múltipla escolha, que é baseada em todo conteúdo estudado durante o curso de Direito. Para passar por essa etapa e participar da segunda fase, é preciso acertar 50% da prova, ou seja, 40 questões.
Já na segunda fase do Exame, o candidato terá que elaborar uma redação de peça profissional e responder outras quatro questões dissertativas, onde terá que resolver as situações-problema propostas pela banca. Nessa etapa, o candidato deve escolher a área sobre a qual irá abordar na prova, entre as seguintes opções: Direito Administrativo, Civil, Constitucional, Empresarial, Penal, Direito do Trabalho ou Tributário. Para ser aprovado e garantir a carteirinha da OAB, é necessário obter uma nota equivalente ou superior a 6.


Como ser aprovado no Exame da OAB?

A sua preparação para a prova não pode começar um dia antes da prova. Quanto antes você começar a se preparar, melhor. Alguns candidatos começam a prestar o Exame antes mesmo de terminar a graduação em Direito. Outros precisam repetir algumas vezes até conseguir a aprovação.
Mas não se preocupe! Você pode começar agora mesmo a se preparar para fazer a próxima edição do Exame e garantir sua aprovação. A dica é se inscrever em um bom curso online OAB. Ao estudar com videoaulas você otimiza seu tempo. No Aprova Concursos, por exemplo, todos os conteúdos cobrados nos últimos editais publicados pela FGV, banca responsável pelo Exame, estão contemplados no Curso Preparatório. A vantagem é que você não precisa se perder em meio aos montes de apostilas e livros, basta dar o play em seu computador, celular ou tablet.
Pensando na sua aprovação, o Curso ainda é separado em conteúdos que contemplam as duas fases do Exame. O curso OAB 1 fase é o mais completo, que além de todo conteúdo te dá acesso a mais de 1.500 questões dos Exames anteriores. O segundo módulo do curso é voltado para o assunto que você escolher e tem além das videoaulas, dicas de como elaborar a redação.



Você também pode se interessar:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.