Petróleo no Mundo

Com o desenvolvimento e descobertas do homem a partir do avanço da tecnologia, muitas coisas ficaram possíveis como a produção de carros em larga escala, a produção de máquinas desde agrícolas até de tear e produção têxtil, muito disso obtido com a revolução industrial e por meio das guerras que o mundo teve que enfrentar.

Com tudo isso, e também a causa de tudo isso, sempre foi o petróleo, o ouro negro do mundo. Esse líquido formado por meio de dejetos pré históricos, é encontrado nas profundezas dos oceanos ou em regiões que abrigam poços. Tem talvez o papel principal na economia mundial, pois movimenta fundos e troca de todos os locais ao redor do mundo, principalmente o Oriente Médio.



Há registros históricos de que o petróleo já era usado a 4 mil anos antes de Cristo, devido as exsudações e afloramentos que normalmente aconteciam na região da Mesopotâmia, Egito, Pérsia e Judéia. Esses povos já utilizavam o betume para pavimentar as estradas que faziam, calafetação das construções trabalhadas, aquecimento, iluminação e mantimento dentro das casas, até mesmo como laxativos e lubrificantes.

Já os chineses já tinham o costume de perfurar os poços de petróleo por meio de hastes de bambu em 347 antes de Cristo.

Era utilizado também como o óleo da media, utilizado em flechas incendiárias e que era impossível de ser apagado com água, sendo possível somente com areia.

Os árabes utilizavam esse líquido na era cristã para fins bélicos e de iluminação. No Azerbaijão já era produzido e comercializado no ano de 1271 quando o imperador Marco Polo chegou ao norte da Pérsia.

O petróleo como conhecemos hoje, só foi desenvolvido em meados do século XIX. Um escocês criou os processos de refinação, sendo que o primeiro poço a ser perfurado comercialmente foi na Romênia em 1857.


Essa é uma pequena história do petróleo e o que foi acontecendo com o passar do tempo. 


Você também pode se interessar:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.